A Câmara

Câmara Municipal de Baturité
Legislando com Compromisso e Seriedade

0ª () Legislatura (2017 - 2020)

Mesa Diretora

JORGE RENALDO NOGUEIRA BRAGA
Presidente
CLARISSA LOPES CALADO
Vice-Presidente
VAGNÉ NOGUEIRA MASCIMENTO
1º Secretário
MARIA DO SOCORRO ARAUJO LIMA
2º Secretário

Vereadores

EDILEUZA BEZERRA DO ROSÁRIO PAIVA
FRANCISCO MARCELO CARDOSO ALEXANDRE
HERMENEGILDO BARROS FERREIRA
JOSIVAN DOS SANTOS PEREIRA
LUCIANO GOMES FURTADO
MARCOS ANTONIO SERAFIM DOS REIS
NELSON EDGY GERMANO ARRUDA
RAIMUNDA ROSIANE FELICIO DE SOUSA CARDOSO
SIMONY COUTINHO DE FREITAS FEITOSA

Comissões

Finanças e orçamento
Justiça e redação
Turismo e meio ambiente
Legislacao participativa

Endereço e contatos

Endereço

TRAV CICERO SEGUNDO DA COSTA, 1215 - 62760000 - BATURITÉ/CE

Telefone

Telefone: (85) 3347-0193

Email

camaramunicipalbaturite@hotmail.com

Mais Informações

Plenário

José Felix de Souza

Horário de Atendimento

De segunda a sexta de 07:00hs as 13:00hs

Arquivos

Regimento interno
Lei orgânica

Histórico

 

Desde a fundação da Vila Real de Monte Mor, o Novo D'América, que o Conselho Municipal (Câmara) vinha funcionando precariamente, mesmo considerando a sua importância no Estado do Ceará.
Até 1890 a cidade de Baturité era administrada pelo Presidente da Câmara, que acumulava as funções Legislativas e Executivas. Na época era composta de 1 Presidente, o juiz Francisco Soares Correia; 3 Vereadores: Theodósio de Barros, Manuel Figueira do Monte e David Bezerra; 1 Procurador, João de Oliveira; e, 1 Escrivão, João Rodrigues de Freitas.
Consta haver funcionado há alguns anos numa precária casa de taipa, localizada em uma Rua que hoje é a Avenida Dr. João Paulino. Funcionou durante alguns anos em um prédio assombrado, localizado na Rua 7 de Setembro, nº 1001, Centro. Em uma das salas do Prédio das Escolas, na Praça da Matriz, também funcionou a Câmara Municipal, assim como, o próprio Poder Executivo. A Lei Municipal nº 267, de 29 de dezembro de 1966, autorizou o Prefeito Municipal Manoel Gomes Castelo Branco a construir um edifício para o Poder Legislativo Municipal mas infelizmente não foi concretizado o sonho dos Vereadores Durante alguns anos este Legislativo funcionou no antigo Posto de Profilaxia, na Rua Senador João Cordeiro, Centro, onde funcionou por muitos anos a sede da Biblioteca Municipal Dr. Francisco Menezes Pimentel, e hoje encontra-se construído um Mercado Público. A Lei Municipal nº 340, de 30.04.1971, autorizou na administração do prefeito municipal Dr. José Marcelo de Holanda a criação da "Tribuna Livre" da Câmara, a fim de ser utilizada por qualquer cidadão.
Finalmente este Poder funcionou em um salão na sede da Prefeitura Municipal, quando o Prefeito da época, Sr. Olintho Arruda, que também foi Vereador no período de 1967 a 1977, resolveu então a construir sua sede própria. Obra de grande relevância, aspiração das mais justas dos Senhores Edis.
A Lei Municipal nº 796, de 11 de maio de 1984, autorizou o Chefe do Poder Executivo Municipal, Sr. Olintho Arruda, a abrir adicional ao vigente orçamento, o crédito especial no valor de Cr$ 20.000.000,00 (vinte milhões de cruzeiros) para a construção do novo prédio da Câmara Municipal. As 19:00 horas do dia 09.08.1984, foi solenemente inaugurado o Paço da Câmara Municipal "Vereador Raimundo Arruda", denominado pela Lei Municipal nº 810, de 06.08.84, construída com recursos próprios, na administração do Prefeito Municipal, Sr. Clemente Olintho Távora Arruda e Vice o Sr. José Ricardo da Silveira. Esta maravilhosa obra foi uma solicitação do Presidente da Câmara, o Vereador Adauto Segundo Costa, tendo como Projeto Técnico e construção do Engenheiro Dr. Francisco José Tabosa e Diretor Administrativo da Câmara o Sr. Gerardo Félix de Souza. Nesta simpática solenidade estiveram presentes o Dr. Henrique Mota, representando o Governo do Estado; Dr. Ademar Mendes Bezerra, Juiz de Direito da Comarca; Prefeito Municipal, Clemente Olinto Távora Arruda; Vice-Prefeito, José Ricardo da Silveira; Vereadores desta municipalidade: Adauto Segundo Costa, Presidente; Walmir Penafort de Brito, Vice-Presidente; Adauto Alves Cavalcante, 1º Secretário; Fco José Silveira, 2º Secretário; Nilton Guedes Filho; Alzira Antonieta de Alencar Barbosa Cordeiro; Maria Eliete Viana Leite; Francisco Assis de Lima Santos (líder do Prefeito); Gilson Souza; e, Clovis Amora Vasconcelos Filho; ainda as presenças do Dr. Salomão Alves de Moura Brasil, Presidente da Câmara Municipal de Aracoiaba; Capitão Miguel Edgy Távora Arruda, ex-Prefeito Municipal e ex-Vereador deste Município, bem assim, outras autoridades estaduais e locais, grande massa popular e a Banda de Música da cidade.
Localização: Trav. Cícero Segundo da Costa, 1215, esquina c/ a Rua Pe. Antônio Pinto Centro - Baturité - Ceará
Fax/Fone: 3347.0193 Fone: 3347.1215 Celular: 9998.0851
CEP: 62.760-000
Fonte: * Breve Estudo Sobre Baturité
Calendário Histórico, Cívico e Religioso Clemente Olinto Távora Arruda Abril de 2004
* Arquivo da Câmara Municipal de Baturité
* Pesquisador: Liduino Cardoso

Câmara Municipal de Baturité

Localização

TRAV CICERO SEGUNDO DA COSTA, 1215
CENTRO - 62.760-000
BATURITÉ - CE
camaramunicipalbaturite@hotmail.com

Redes Sociais