Resumo da história da Câmara Municipal De Baturité

img
#baturité 29 DE DEZEMBRO DE 1966
Desde a fundação da Vila Real de Monte Mor, o Novo D'América, que o Conselho Municipal (Câmara) vinha funcionando precariamente, mesmo considerando a sua importância no Estado do Ceará.
Até 1890 a cidade de Baturité era administrada pelo Presidente da Câmara, que acumulava as funções Legislativas e Executivas. Na época era composta de 1 Presidente, o juiz Francisco Soares Correia; 3 Vereadores: Theodósio de Barros, Manuel Figueira do Monte e David Bezerra; 1 Procurador, João de Oliveira; e, 1 Escrivão, João Rodrigues de Freitas.
Consta haver funcionado há alguns anos numa precária casa de taipa, localizada em uma Rua que hoje é a Avenida Dr. João Paulino. Funcionou durante alguns anos em um prédio assombrado, localizado na Rua 7 de Setembro, nº 1001, Centro. Em uma das salas do Prédio das Escolas, na Praça da Matriz, também funcionou a Câmara Municipal, assim como, o próprio Poder Executivo. A Lei Municipal nº 267, de 29 de dezembro de 1966, autorizou o Prefeito Municipal Manoel Gomes Castelo Branco a construir um edifício para o Poder Legislativo Municipal mas infelizmente não foi concretizado o sonho dos Vereadores Durante alguns anos este Legislativo funcionou no antigo Posto de Profilaxia, na Rua Senador João Cordeiro, Centro, onde funcionou por muitos anos a sede da Biblioteca Municipal Dr. Francisco Menezes Pimentel, e hoje encontra-se construído um Mercado Público. A Lei Municipal nº 340, de 30.04.1971, autorizou na administração do prefeito municipal Dr. José Marcelo de Holanda a criação da "Tribuna Livre" da Câmara, a fim de ser utilizada por qualquer cidadão.
Finalmente este Poder funcionou em um salão na sede da Prefeitura Municipal, quando o Prefeito da época, Sr. Olintho Arruda, que também foi Vereador no período de 1967 a 1977, resolveu então a construir sua sede própria. Obra de grande relevância, aspiração das mais justas dos Senhores Edis.
A Lei Municipal nº 796, de 11 de maio de 1984, autorizou o Chefe do Poder Executivo Municipal, Sr. Olintho Arruda, a abrir adicional ao vigente orçamento, o crédito especial no valor de Cr$ 20.000.000,00 (vinte milhões de cruzeiros) para a construção do novo prédio da Câmara Municipal. As 19:00 horas do dia 09.08.1984, foi solenemente inaugurado o Paço da Câmara Municipal "Vereador Raimundo Arruda", denominado pela Lei Municipal nº 810, de 06.08.84, construída com recursos próprios, na administração do Prefeito Municipal, Sr. Clemente Olintho Távora Arruda e Vice o Sr. José Ricardo da Silveira. Esta maravilhosa obra foi uma solicitação do Presidente da Câmara, o Vereador Adauto Segundo Costa, tendo como Projeto Técnico e construção do Engenheiro Dr. Francisco José Tabosa e Diretor Administrativo da Câmara o Sr. Gerardo Félix de Souza. Nesta simpática solenidade estiveram presentes o Dr. Henrique Mota, representando o Governo do Estado; Dr. Ademar Mendes Bezerra, Juiz de Direito da Comarca; Prefeito Municipal, Clemente Olinto Távora Arruda; Vice-Prefeito, José Ricardo da Silveira; Vereadores desta municipalidade: Adauto Segundo Costa, Presidente; Walmir Penafort de Brito, Vice-Presidente; Adauto Alves Cavalcante, 1º Secretário; Fco José Silveira, 2º Secretário; Nilton Guedes Filho; Alzira Antonieta de Alencar Barbosa Cordeiro; Maria Eliete Viana Leite; Francisco Assis de Lima Santos (líder do Prefeito); Gilson Souza; e, Clovis Amora Vasconcelos Filho; ainda as presenças do Dr. Salomão Alves de Moura Brasil, Presidente da Câmara Municipal de Aracoiaba; Capitão Miguel Edgy Távora Arruda, ex-Prefeito Municipal e ex-Vereador deste Município, bem assim, outras autoridades estaduais e locais, grande massa popular e a Banda de Música da cidade.
Localização: Trav. Cícero Segundo da Costa, 1215, esquina c/ a Rua Pe. Antônio Pinto Centro - Baturité - Ceará
Fax/Fone: 3347.0193 Fone: 3347.1215 Celular: 9998.0851
CEP: 62.760-000
Fonte: * Breve Estudo Sobre Baturité
Calendário Histórico, Cívico e Religioso Clemente Olinto Távora Arruda Abril de 2004
* Arquivo da Câmara Municipal de Baturité
* Pesquisador: Liduino Cardoso

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito